quem fala
fernanda weber, 1996, brasília. escrevendo para criar um lugar no mundo em que as coisas aconteçam num outro ritmo. ♥

Daqui a pouco eu faço


Descobri que eu procrastino muito. Muito mesmo. Tenho certeza que você também. Mas antes que me pergunte o que é procrastinar ou abra outra aba no seu navegador pra saber do que tô falando, vou explicar aqui do que se trata. Procrastinar: Adiar; deixar alguma coisa para depois. É quando a gente tem algo pra fazer mas deixa pra depois, sabe? Fica fazendo absolutamente nada enquanto tem mil tarefas se acumulando; é ficar de bobeira, criando teia no sofá enquanto a louça tá gritando pedindo pra ser lavada.

É normal ter preguiça e também é natural do ser humano dar prioridade as coisas que trazem uma satisfação imediata, deixando pra depois o que é mais complicado/difícil/traz resultados a longo prazo. Também é normal que usemos a velha desculpa do "não tenho tempo" pra não cumprir todos os deveres, mas se você quer mesmo sair desse ciclo vicioso, é preciso que: 1- admita pra si mesmo que está procrastinando, 2- administre melhor seus horários. O celular, por exemplo, consome horas e horas do nosso dia e muitas vezes não nos damos conta de como isso pode ser prejudicial.


Pra sair dessa:
  1. Biologicamente falando, uma parte do nosso cérebro tende a ficar acomodado, portanto, temos medo ou resistimos para fazer algo. Se mantenha comprometido e motivado. Negocie com seu cérebro.
  2. Programe-se. Faça listas. Por mais que você não goste de escrever ou que agendas não funcionem pra você, faça um esforço e uso recursos como post-its, apps para celular, etc. Mas se organize e se esforce para cumprir as metas que anotou.
  3. Não deixe pra depois. Levante e faça! AGORA MESMO!!! 
  4. Deixe as coisas mais prazerosas pra fazer depois que já tiver feito todas as coisas chatas, isso serve de motivação. É justamente aquilo de fazer uma barganha com o seu cérebro: Vou fazer algo que não curto primeiro e depois algo legal vem de recompensa.
  5.  Se você já usou todas as técnicas possíveis, nada mais adianta, procrastinar se tornou o seu pior pesadelo: Procure ajuda! 

Comentários

  1. Adorei! Não vou permitir que se torne um pesadelo.

    ResponderExcluir
  2. Adorei, Fer! Tu sempre com conselhos ótimos.

    Saudades de ti, guria. :')

    www.alemdaescrita.com

    ResponderExcluir
  3. Que texto ótimo!
    Eu sou a rainha da procrastinação e preciso melhorar muiiiiiiiiiito nesse quesito. Acho que quando eu me ajeitar nisso, vários outros aspectos da minha vida mudarão também.

    Preciso dizer que li o texto incrível que você escreveu pro Além da Escrita e vim visitar seu blog. Olha menina, você escreve muito bem e além disso passa uma vibe muito boa pra quem lê os seus posts. Vou começar minha semana bem mais leve e praticando cada vez mais esse lance do amor próprio que você passa por aqui.
    Claro que já favoritei o Amorecando no navegador. Tem muito amor contido nesse lugar, não posso perder o link hahahaha.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mulher do céu, que comentário mais lindo!
      Muito obrigada pelos elogios e por salvar o meu cantinho por aí! Prometo que sempre vou postar umas dicas pra ajudar no quesito: no procrastination! (eu super preciso de dicas sempre). Um beijo! ♥

      Excluir

Postar um comentário